terça-feira, 30 de agosto de 2016

Delta Scorpii:Um sistema estelar muito interessante

Características do sistema:

Delta Scorpii ou Dschubba é uma estrela na direção da constelação de escorpião. Ela já foi usada como um padrão de espectroscopia da classe espectral B0 IV, mas agora ela é considerada uma variável extremamente incomum. Essa estrela é uma subgigante azul que saiu há pouco tempo da sequência principal. Ela também possui como características uma massa incerta de aproximadamente 12 massas solares e uma distância de 470 anos-luz em relação à Terra.
Possui um raio de 6,7 vezes o do Sol.

Composição do sistema:

Dschubba é um sistema binário cujo o componente primário é uma subgigante azul de classe espectral B0 IV pós-sequência principal que atualmente está rodeado por um disco de gás, enquanto o segundo componente é uma estrela de classe espectral B que ainda está na sequência principal. O componente secundário demora 10,811 anos terrestres para orbitar o componente primário em uma órbita elíptica extremamente alongada. É separada de Dschubba a uma separação que varia entre 14,21 670 754 e 14,23 687 921 UA.
A órbita possui uma excentricidade entre 0,933 e 0,939.


                       Resultado de imagem para delta scorpii star                  

                                    Fonte:https://it.wikipedia.org/wiki/Delta_Scorpii
 (Delta Scorpii e a nebulosa gravitacionalmente Sh2-7, associada a ele).            

                                                

Variabilidade:

Dschubba é uma estrela variável do tipo Gamma Cassiopaie. Este tipo de estrela variável mostra lentas variações irregulares de alguns centésimos de magnitude devido ao material gasoso que é o que sobrou do hidrogênio consumido de sua camada externa que atualmente cerca os arredores da estrela. Sua variabilidade foi perceptível primeiramente em junho de 2000, quando o astrônomo Sebastian Otero observou Dschubba e ele percebeu que a magnitude de Dschubba que era de 2.3, ficou 50 por cento mais brilhate ao ejetar um envoltório de gás; depois enfraqueceu. A variabilidade de Delta Scorpii foi perceptível novamente em 2011, quando a companheira de Dschubba se aproximou de Dscubba, fazendo o sistema ficar novamente 50 por cento mais brilhante. Se analisarmos o histórico de variabilidade deste sistema, podemos perceber que Delta Scorpii é um sistema estelar bastante interessante que precisa ser mais estudado.
                                                         

                           Resultado de imagem para delta scorpii light curve                       
                          Fonte:imostronomy.blogspot.com.br/2009/08/scorpions-eye-and-heart-grow-faint.html                          
                      (Curva de luz de Dschubba em seus períodos de variabilidade).                            

Autor e astrônomo responsável pelo artigo: 


Gustavo Sobreira Barroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário