quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Eta Carinae: Uma sistema estelar incomum.

Características de Eta Carinae A:

Eta Carinae é uma estrela na direção da constelação de Carina que se localiza a uma distância de 7500 anos-luz. Essa estrela é uma estrela com temperatura de 35 000 K e uma classe espectral B. Segundo algumas estimativas feitas por cientistas, essa estrela pode alcançar um raio de 90 vezes maior que o raio do Sol, mas o fato que torna mais interessante esse sistema é a sua variabilidade imprevisível e indeterminada que alcança vários graus de magnitude.Essa estrela também se destaca pela sua incrível massa em torno de 90 massas solares.

                 Resultado de imagem para Eta carinae estrela

                      Fonte:https://en.wikipedia.org/wiki/Eta_Carinae
(As estrelas de Eta Carinae e a nebulosa de Eta Carinae como as nuvens ao redor das estrelas. Para quem não sabe, essa nebulosa é 400 vezes maior que todo o sistema solar).

Eta Carinae B:

Eta Carinae B é uma estrela de classe espectral O com um diâmetro menor que o do componente primário. Devido ao seu diâmetro menor, Eta Carinae B possui uma temperatura de 15 000 K e uma massa em torno de 30 massas solares.
Eta Carinae B possui um raio equivalente a cerca de 30 raios solares.

Órbita entre Eta Carinae A e B:

Esse sistema é um sistema binário espectroscópico no qual as duas estrelas são extremamente próximos entre si.
Eta Carinae A e B se orbitam em um período orbital orbital de 5,54 anos e em uma distância média de 15,4 UA.
A órbita é extremamente excêntrica, apresentando uma excentricidade de 0,9.
Por conta da órbita excêntrica, a distância entre as duas estrelas varia entre 1,5 e 29,3 UA.

Variabilidade:

Eta Carinae foi observada e catalogada primeiramente em 1677 pelo astrônomo britânico Edmund Halley. Essa estrela foi observada com mais atenção em 1826, pelo naturalista inglês William J. Burschell observando-a de São Paulo, notou que a estrela classificada como 4 de magnitude, brilhava como uma estrela de 2 de magnitude. A atenção dos astrônomos aumentou para essa estrela quando o astrônomo Kris Davidson, em 1843, quando ele percebeu que a estrela passou a se torna a segunda estrela mais brilhante do céu inesperadamente porque ela havia explodido e ejetado material equivalente a duas massas solares. O mistério que a estrela já era se tornou mais misterioso em 1850, quando a estrela novamente explodiu novamente e ela ejetou material equivalente a 10 massas solares. Depois dessa "explosão" de brilho, a estrela foi coberta por uma grossa nuvem de gás e poeira que reduziu drasticamente seu brilho para 7,1 de magnitude. Com diversas observações e pesquisas, os cientistas concluíram que devido a intensa temperatura de ambos os componentes do sistema, a nebulosa irá evaporar em questão de pouco tempo, fazendo a estrela se tornar novamente visível no próximo século.
Ventos Estelares são chuvas de partículas altamente energéticas produzidas e emitidas pelas estrelas. Com algumas observações feitas nesse sistema, os astrônomos concluíram que o fenômeno feito pelo sistema conhecido como "apagão" ocorre quando Eta Carinae B cobre sua componente primária, penetrando no semieixo maior dos ventos estelares do componente A em seu periastro no qual ele fica a 1,5 UA de distância do Sol. O resultado disso é um eclipse estelar que fora diminuir o brilho do sistema naturalmente,diminui o brilho do sistema mais ainda porque parte do espectro
eletromagnético da estrela é bloqueado, principalmente os raio-X mole e duro. Analisando o histórico de variabilidade e de descobertas feitas sobre esse sistema, podemos dizer que Eta Carinae é uma binária cataclísmica e uma variável eclipsante com um período muito longo..

                                                                 Resultado de imagem para eta carinae light curve 
  Fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Historical_visual_lightcurve_for_Eta_Carinae_(1686_-_2014).png
    (Curva de luz de Eta Carinae desde 1686 até 2014).        

Destino final:

O horrendo destino definitivo de Eta Carinae começará quando ambos os componentes do sistema esgotarem seus combustíveis nucleares, fazendo ambas as estrelas sofrerem gigantescos colapsos gravitacionais que farão as estrelas explodirem em duas poderosíssimas hipernovas que liberarão uma intensa quantidade de raios gama que pode arrasar a biosfera e com isso, toda a vida da Terra. 
A explosão liberará trilhões de vezes mais energia que uma supernova, logo ela liberará fora a perigosíssima radiação gama, muitos elementos químicos pesados para a galáxia e uma grande luminosidade. 
Devido a intensa luminosidade das hipernovas de Eta Carinae, as hipernovas brilharão muito mais que uma galáxia inteira, por isso o evento será visível por quase um mês inteiro. 
Após as hipernovas explodirem, apenas os núcleos de ambas as estrelas sobreviverão a explosão, superando o limite de Chandrasekhar( de 1,4 a 3,0 massas solares) e por consequência disso, ambas as estrelas irão se contrair pela suas gravidades a ponto de elas se tornarem grandes buracos negros estelares que futuramente irão se colidir devido a intensa atração gravitacional que ambos os buracos negros exercerão um sobre o outro. A colisão será muito brilhante devido a liberação das gigantescas quantidades de radiação e matéria que ambas os buracos negros possuirão, fazendo esse evento ser um dos mais brilhantes da galáxia, principalmente quando este for observado em raios-X e ondas de rádio.
Felizmente, o grupo do astrônomo Kris Davidson descobriu que os eixos de rotação de Eta Carinae A e Eta Carinae B não estão direcionados para a Terra, evitando que os raios gama emitidos pelas estrelas arrasem a biosfera, evitando também que os seres vivos do planeta morram. Ufa! Essa realmente foi por muito pouco!

Referências:

2-https://academic.oup.com/mnras/article-lookup/doi/10.1111/j.1365-2966.2011.20165.x
3-https://en.wikipedia.org/wiki/Eta_Carinae
4-http://astronomia.blog.br/eta-carinae-morte-anunciada-de-uma-estrela/
5-https://arxiv.org/abs/1503.07637
6-https://arxiv.org/pdf/1503.00716.pdf

Agradecimentos:

Agradeço muito por prestigiarem o blog e espero que vocês curtam as atuais e as futuras postagens.

Autor:

Gustavo Sobreira Barroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário