Introdução:
RR Centauri é uma estrela variável com uma magnitude aparente fraca de +7,29 que se localiza na constelação de Centauro.
Este sistema é um sistema binário eclipsante de contato do tipo W Ursae Majoris no qual as duas estrelas estão realizando uma transferência de massa e compartilham um envelope de gás entre elas.
A natureza deste sistema foi descoberta pelo astrônomo escocês-sul-africano Alexender Roberts em 1896. Por isso, o sistema tem sido estudado por mais de um século.
Este sistema sofre uma variação de magnitude de 0,41
Curva de luz de RR Centauri.
Fonte:https://en.wikipedia.org/wiki/RR_Centauri
Paralaxe:
A paralaxe feita em 2007 pelo satélite Hipparcos para RR Centauri indica para o sistema uma paralaxe de 0,01016 segundos, o que é equivalente a dizer que ele se encontra uma distância de aproximadamente 320 anos-luz do sistema.
Detalhes físicos da estrela primária:
A estrela primária apresenta uma temperatura efetiva de 6912 K, uma massa equivalente a 1,82 vezes a massa do Sol e um raio 2,05 vezes maior que a nossa estrela. Por fim, a estrela tem uma luminosidade 8,89 vezes maior que a do Sol.
A semi-amplitude desta estrela é igual a 56 km/s.
Detalhes físicos da estrela secundária:
A estrela secundária possui uma temperatura efetiva de 6891 K, uma massa igual a 0,38 vezes a massa do Sol e um raio igual a 1,05 vezes o raio solar. RR Centauri B possui uma luminosidade igual a 2,2 vezes maior que o do nosso astro.
A semi-amplitude desta estrela é igual a 267 km/s.
A razão de massas destas duas estrelas é 0,210.
Órbita:
O período orbital deste sistema é igual a 0,60569 dias (14,53 horas). A estrela primária e secundária deste sistema realizam uma órbita circular, que se encontra a uma inclinação de 81 graus em relação ao plano do céu. As duas estrelas se orbitam separadas por uma distância de 3,92 vezes o raio do Sol, o que é menor que dois centésimos da distância entre o Sol e a Terra.
Alguns cálculos da Academia Chinesa de Ciências indicam que o sistema sofre uma variação cíclica em seu período orbital a cada 60,1 anos, cuja amplitude desta corresponde a 0,0124 dias. Muitos estudos afirmam que isso é resultado da presença de um terceiro corpo orbitando o sistema que talvez seja uma anã branca ou vermelha devido ao fato de apresentar uma pequena massa. Este corpo orbitaria o sistema a cada 60,1 anos.
Por fim, o período orbital entre RR Centauri A e B de 0,60569 dias sofre um aumento de 1,04 segundos por século, o que sugere uma certa transferência de massa da estrela secundária para a primeira.
Agradecimentos:
Agradeço a todos que prestigiaram meu blog e espero que gostem das atuais e futuras postagens do blog.
Agradeço a todos que prestigiaram meu blog e espero que gostem das atuais e futuras postagens do blog.
Colaboradores:
Pedro Henrique Cintra, Pedro André Menezes de Moraes Amora, Gabriel Galheigo Rabello Sommer e Jonh Esdras.
Pedro Henrique Cintra, Pedro André Menezes de Moraes Amora, Gabriel Galheigo Rabello Sommer e Jonh Esdras.
Autor do artigo:
Gustavo Sobreira Barroso.
Gustavo Sobreira Barroso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário