domingo, 7 de janeiro de 2018

Não são aliens desta vez

Introdução:

Até três anos atrás, a praticamente desconhecida estrela KIC 8462852 - ou estrela de Tabby já que a primeira pessoa a falar nesta estrela foi a astrônoma americana Tabetha Boyajian da universidade de Lousiana - virou obsessão de vários astrônomos e loucos pelo espaço. A estrela ganhou esta fama repentina porque pesquisadores afirmaram que as drásticas variações de brilho da estrela poderiam ser explicadas porque a estrela poderia abrigar uma megaestrutura alienígena conhecida como esfera de Dyson. A ideia de alienígenas se afeiçoou tanto ao interesse público que mais de 1700 pessoas doaram 100 000 dólares para uma campanha do Kickstarter para financiar novas observações da estrela. De março de 2016 a dezembro de 2017, os astrônomos do observatório de Las Cumbres observaram a estrela com telescópios em todo o mundo. A campanha de observações observou quatro mergulhos de brilho de KIC 8462852 e as observações foram feitas por Tabetha Boyajian e mais duzentas pessoas.
Apesar da teoria da mega estrutura ser a mais tentadora, os cientistas encontraram uma explicação mais sólida para as variações extremas de brilho da estrela que afirma que as variações de brilho da estrela ocorrem devido a um monte de poeira que envolve a estrela. E isso significa que a teoria mais tentadora com envolvimento alienígena definitivamente não é a causa.
KIC 8462852 não é aclamada "a mais misteriosa estrela do universo" à toa, a estrela não age como qualquer estrela que já vimos. Suas flutuações de luz são extremas, escurecendo em até 20% o brilho da estrela às vezes e suas flutuações não são periódicas, o que exclui a possibilidade das flutuações serem provocadas por um trânsito planetário porque um planeta em órbita é capaz de escurecer uma estrela em no máximo 1% o brilho da estrela.
A estrela se localiza a 1280 anos-luz da Terra.


                         Resultado de imagem para estrela de tabby
                   Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=sU3cF5o_pJg

Afinal, o que é uma esfera Dyson?

Para quem não sabe, uma esfera de Dyson é uma hipotética mega estrutura alienígena primeiramente teorizada por Freeman Dyson a qual abrangeria uma estrela de modo a rodeá-la completamente, capturando toda ou grande parte de sua energia. A energia capturada da estrela por esta estrutura seria total ou quase totalmente aproveitada. Dyson especulou que tal estrutura seria uma consequência lógica da sobrevivência de quaisquer civilizações avançadas e ele ainda propôs que a busca de evidências sobre esta estrutura poderia levar à detecção de vida extraterrestre.
             
                                 Resultado de imagem para esfera de dyson
                          Fonte:https://megacuriosidades.net/segunda-esfera-de-dyson/
                                  Imagem hipotética de uma esfera de Dyson.

Parâmetros físicos de KIC 8462852:

KIC 846852 é uma estrela que possui uma massa 43% que a do Sol, um raio 58 % maior que o da nossa estrela. Apresenta uma temperatura com cerca de mil graus mais quente que o Sol. A estrela é aproximadamente cinco vezes mais luminosa que o Sol.

Porque a teoria da mega estrutura não é mais aceita?

Durante campanha de observações do ano passado, os astrônomos se certificaram em medir a luz da estrela em diferentes comprimentos de onda- a luz dos picos e vales de uma onda viajam certas distâncias. A luz vermelha e azul, por exemplo, possuem comprimento de ondas diferentes: a luz azul é muito mais curta e comprida, enquanto a luz vermelha é muito mais alongada e esticada. Medir a luz de atenuação de KIC 8462852 em diferentes comprimentos de onda pode dizer mais aos cientistas mais informações sobre quaisquer objetos que estejam passando sobre a estrela. É importante lembrar que certos tipos de material irão filtrar a luz de maneira diferente.
"Se um objeto opaco, como um planeta ou uma mega estrutura alienígena, passasse na frente da estrela, isso bloquearia a luz vermelha e azul igualmente." Diz Jason Wrigth, um astrônomo e professor assistente da Universidade Estadual da Pensilvânia e um dos duzentos autores do mais recente artigo sobre KIC 8462852 que foi baseado em observações sobre a estrela em um período de 18 meses entre 2016 e 2017.
No entanto, os astrônomos descobriram que a luz azul foi muito mais bloqueada que a luz vermelha, isso já exclui a possibilidade de haver uma esfera de Dyson cobrindo a estrela porque uma estrutura deste tipo iria bloquear a luz azul e vermelha igualmente.
Uma vez que a luz azul tem comprimentos de ondas muito menores que a luz vermelha, ela é muito mais facilmente bloqueada por materiais menores como grãos finos como o pó. "Isso é característico de algo que está filtrando a luz". Diz Wrigth. " É o que você obtém quando você tem pó".
Em outras palavras, o que está bloqueando o brilho da estrela definitivamente não é opaco- como se espera de uma estrutura alienígena- e provavelmente filtra a luz como o pó.

Conclusão:

Fico claro que os mistérios da estrela de Tabby não estão relacionados com esfera de Dyson ou quaisquer estruturas extraterrestres, mas sim com a poeira em torno da estrela.
Apesar de agora sabermos que há um disco de poeira circundando a estrela, ainda não se sabe a origem da poeira e isso é mui importante para entendermos o comportamento anômalo da estrela de Tabby. Afinal, a poeira circundando a estrela pode vir da poeira que se aglomera para formar planetas. Já outra possibilidade de origem da poeira em torno de KIC 8462852 seria da destruição de planetas ou cometas. Por enquanto, esta questão está em aberto, mas futuramente teremos mais respostas sobre os mistérios desta estrela porque as observações sobre esta estrela vão continuar por um bom tempo e com isso teremos acesso muito mais informações.

                                                   
            Fonte:https://www.christiantoday.com/article/kic-8462852-update-astronomers-rule-out-the-possibility-of-alien-megastructure-as-cause-of-dimming/122984.htm
Imagem artística do disco de poeira que orbitaria em torno da estrela de Tabby.

Referências:

5-https://arxiv.org/pdf/1511.07908.pdf
6-https://en.wikipedia.org/wiki/Dyson_sphere
7-https://megacuriosidades.net/segunda-esfera-de-dyson/
8-https://www.christiantoday.com/article/kic-8462852-update-astronomers-rule-out-the-possibility-of-alien-megastructure-as-cause-of-dimming/122984.htm
9-http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/blog/observatorio/post/nao-sao-aliens.html
10-https://www.youtube.com/watch?v=sU3cF5o_pJg

Agradecimentos:

Agradeço a todos que prestigiaram meu blog e espero que gostem das atuais e futuras postagens do blog.

Colaboradores:

Pedro Henrique Cintra, Pedro André Menezes de Moraes Amora, Gabriel Galheigo Rabello Sommer e Jonh Esdras.

Autor do artigo:


Gustavo Sobreira Barroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário