segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

É verdade que o tempo transcorre de forma diferente no espaço?

Introdução:

Em algum momento de nossas vidas, todos nós ouvimos que o tempo transcorre de forma diferente no espaço. Será que o tempo no espaço realmente transcorre de forma diferente ao que é transcorrido na Terra?
Para entendermos melhor como o tempo funciona precisamos compreender uma das teorias mais revolucionárias do século XX, a famosa teoria da relatividade teorizada pelo físico alemão Albert Einstein no ano de 1915.

                       Resultado de imagem para albert einstein                     
Link:  https://www.biography.com/people/albert-einstein-9285408

Teoria da relatividade:

Em 1915, o físico alemão Albert Einstein desmentiu totalmente a ideia de que o tempo se comporta de maneira uniforme em todos os pontos do universo quando apresentou a sua famosa teoria da relatividade ao mundo. Esta teoria afirma que o tempo passa de forma relativa conforme o observador muda de referencial e velocidade no espaço. Esta teoria também afirma que o tempo é algo que se move constantemente. Mesmo no momento em que você está parando para ler esta postagem, o tempo continua a realizar seu movimento contínuo.
Em outras palavras, o tempo é relativo para todos. Para quem não entendeu esta última afirmação, vamos imaginar que eu consiga uma passagem para voar em um foguete a 80% da velocidade da luz durante quatro anos. Para mim, teriam se passado quatro anos, mas para quem estava na Terra teriam se passado dez anos. Resumindo, o tempo e o espaço são coisas que andam juntas. O tempo é relativo à velocidade em que se desloca no espaço.

                                                 Resultado de imagem para iss space shuttle
Link: http://www.esa.int/spaceinvideos/Videos/2011/06/ISS_with_Space_Shuttle_Endeavour_and_ATV-2_Docked

O tempo realmente transcorre de forma diferente no espaço?

Não! Mas como já dito, a velocidade com que nos deslocamos no espaço faz o tempo passar mais lentamente para nós. Ou seja, para os astronautas o tempo passa mais devagar porque eles estão se movendo muito rápido ao redor do planeta. Infelizmente, o efeito de dilatação temporal sentido pelos astronautas é extramente irrisório. Pois em seis meses, os astronautas ficam menos de um segundo mais jovem pelo fato de eles estarem se deslocando em velocidades extremamente inferiores a velocidade da luz.

                             Imagem relacionada
                                 
 Link:https://shelbyworld.wordpress.com/category/design/page/7/

Curiosidades sobre o fenômeno da dilatação temporal:

* A teoria de Einstein pode ser provada pelos satélites, já que eles se movem em altas velocidades ao redor da Terra. Por isso, os relógios dos satélites precisam ser acertados diariamente, pois eles sofrem atrasos de alguns milionésimos de segundos em relação ao tempo da Terra.
* Se nós pudéssemos viajar a velocidade da luz, o tempo pararia ao nosso redor simplesmente pararia.
*A gravidade também provoca dilatações no tempo, afetando o espaço-tempo ao seu redor. Mais detalhes sobre isso serão encontrados em uma próxima postagem.

Referências:

2-http://www.fisicamoderna.com.br/blog/vest/fm_dicas/ex03.pdf
3-https://pt.wikipedia.org/wiki/Relatividade_geral
4-http://ohiocitizen.org/no-time-frame-set-for-completing-final-coal-ash-regulations-epa-says/
5-https://www.biography.com/people/albert-einstein-9285408
6-https://shelbyworld.wordpress.com/category/design/page/7/

Agradecimentos:

Agradeço a todos que prestigiaram meu blog e espero que gostem das atuais e futuras postagens do blog.

Colaboradores:

Pedro Henrique Cintra, Pedro André Menezes de Moraes Amora, Gabriel Galheigo Rabello Sommer e Jonh Esdras.

Autor do artigo:

Gustavo Sobreira Barroso.

2 comentários:

  1. o tempo é uma coisa bem complicado de se falar , pois o tempo e as linhas temporais são bem complexos e por isso muitas pessoas não sabem explicar!
    parabéns amigo

    ResponderExcluir