sábado, 15 de setembro de 2018

RR Centauri

Introdução:


RR Centauri é uma estrela variável com uma magnitude aparente fraca de +7,29 que se localiza na constelação de Centauro.
Este sistema é um sistema binário eclipsante de contato do tipo W Ursae Majoris no qual as duas estrelas estão realizando uma transferência de massa e compartilham um envelope de gás entre elas.
A natureza deste sistema foi descoberta pelo astrônomo escocês-sul-africano Alexender Roberts em 1896. Por isso, o sistema tem sido estudado por mais de um século.
Este sistema sofre uma variação de magnitude de 0,41

                             Resultado de imagem para RR centauri
Curva de luz de RR Centauri.
Fonte:https://en.wikipedia.org/wiki/RR_Centauri

Paralaxe:

A paralaxe feita em 2007 pelo satélite Hipparcos para RR Centauri indica para o sistema uma paralaxe de 0,01016 segundos, o que é equivalente a dizer que ele se encontra uma distância de aproximadamente 320 anos-luz do sistema.

Detalhes físicos da estrela primária:

A estrela primária apresenta uma temperatura efetiva de 6912 K, uma massa equivalente a 1,82 vezes a massa do Sol e um raio 2,05 vezes maior que a nossa estrela. Por fim, a estrela tem uma luminosidade 8,89 vezes maior que a do Sol.
A semi-amplitude desta estrela é igual a 56 km/s.

Detalhes físicos da estrela secundária:

A estrela secundária possui uma temperatura efetiva de 6891 K, uma massa igual a 0,38 vezes a massa do Sol e um raio igual a 1,05 vezes o raio solar.  RR Centauri B possui uma luminosidade igual a 2,2 vezes maior que o do nosso astro.
A semi-amplitude desta estrela é igual a 267 km/s.
A razão de massas destas duas estrelas é 0,210.

Órbita:

O período orbital deste sistema é igual a 0,60569 dias (14,53 horas). A estrela primária e secundária deste sistema realizam uma órbita circular, que se encontra a uma inclinação de 81 graus em relação ao plano do céu. As duas estrelas se orbitam separadas por uma distância de 3,92 vezes o raio do Sol, o que é menor que dois centésimos da distância entre o Sol e a Terra.
Alguns cálculos da Academia Chinesa de Ciências indicam que o sistema sofre uma variação cíclica em seu período orbital a cada 60,1 anos, cuja amplitude desta corresponde a 0,0124 dias. Muitos estudos afirmam que isso é resultado da presença de um terceiro corpo orbitando o sistema que talvez seja uma anã branca ou vermelha devido ao fato de apresentar uma pequena massa. Este corpo orbitaria o sistema a cada 60,1 anos. 
Por fim, o período orbital entre RR Centauri A e B de 0,60569 dias sofre um aumento de 1,04 segundos por século, o que sugere uma certa transferência de massa da estrela secundária para a primeira.


Agradecimentos:

Agradeço a todos que prestigiaram meu blog e espero que gostem das atuais e futuras postagens do blog. 

Colaboradores:

Pedro Henrique Cintra, Pedro André Menezes de Moraes Amora, Gabriel Galheigo Rabello Sommer e Jonh Esdras.

Autor do artigo:

Gustavo Sobreira Barroso.



Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário