domingo, 30 de setembro de 2018

O que é astronomia?


Introdução:

Astronomia é a ciência que estuda o espaço além da Terra, ou seja, os fenômenos que ocorrem acima da nossa atmosfera. Ela também se preocupa em compreender o desenvolvimento da física, química e o movimento dos corpos celestes. Além disso, os astrônomos se empenham bastante para entenderem o desenvolvimento do universo e sua evolução.

Um pouco sobre sua história:

Desde tempos imemoriáveis, o homem sempre olhou para os astros no céu e teve curiosidade para entendê-los. Por isso, existem diversos registros de artefatos astronômicos como Stonehenge na Inglaterra, os Menires e os Montes de Newgrange.
A origem do universo foi um importante catalisador do desenvolvimento desta ciência na antiguidade. Nesse mesmo período, as primeiras civilizações como:os gregos, os babilônios, indianos, maias, chineses e diversos povos realizaram várias observações e estudos dos astros no céu noturno e também foram os responsáveis por mapeá-los em constelações.
Apesar de ser uma antiga ciência, a astronomia somente se modernizou com avanços mais significativos com a invenção do telescópio no século XVII. Ela sempre apresentou diversos ramos como: astrometria, navegação astronômica, elaboração de calendários e astronomia observacional.
No século XX, o campo profissional da astronomia foi divida em dois campos: astronomia observacional e a teórica. A primeira é focada na obtenção de dados a partir da observação dos corpos celestes, que são analisados por meio de leis físicas e químicas. A segunda desenvolve modelos analíticos para descrever fenômenos e objetos astronômicos.  Os dois ramos se complementam pois os dados da astronomia observacional podem ser usados para comprovar os modelos teóricos da astronomia teórica, assim como observações podem comprovar teorias.

                                   Resultado de imagem para sirius star
                Fonte:https://www.space.com/39638-sirius-dog-star-visible-this-week.html

Ramos mais importantes da astronomia:

Astrometria ou astronomia de posição: Estuda os movimentos dos astros e a posição deles.

Mecânica Celeste: Visa estudar o movimento dos corpos celestes e as suas órbitas.

                              Resultado de imagem para binária eclipsante

Astronomia estelar: Estuda a composição, formação, evolução das estrelas e o tamanho dos sistemas estelares.

                                      

Astronomia galática: Compreende o estudo das estruturas de nossa galáxia a partir da análise e observação de objetos em nossa galáxia  ou de galáxias próximas bem estudadas. 

Astronomia extragalática: Objetiva o estudo da formação, evolução e estruturas das galáxias além da Via-Láctea.

                   Resultado de imagem para galáxia de andromeda


Uranografia: Preocupa-se com o mapeamento dos astros na esfera celeste. Por isso, é conhecida também como cartografia estelar.

Cosmologia: Abrange o estudo da evolução e origem do universo por meio de modelos teóricos.

Astroquímica: Procura compreender a evolução química do universo por meio dos estudos da abundância, mecanismos e reações de elementos e moléculas no universo. Não se relaciona com o estudo de compostos químicos no nosso sistema solar.

Astrofísica: Busca estudar o universo por meio de leis físicas e conceitos como: Densidade, luminosidade, massa, gravidade e magnetismo.

Cosmoquímica: Difere da astroquímica porque se refere ao estudo de compostos químicos no sistema solar, incluindo a origem dos elementos e a proporção dos isótopos.

Planetologia: Estuda os planetas extrassolares e os do sistema solar.

                                   Imagem relacionada
Fonte:http://worldofeletale.wikia.com/wiki/Colara

Astrobiologia: Estudo da origem, distribuição, evolução e o futuro da vida no universo.

Arqueoastronomia: Estudo da astronomia realizada por povos pré-históricos por meio de seus monumentos construídos para observação dos astros, contagem do tempo e organização dos ciclos anuais das estações.

Astrologia: Muitos pensam que a astrologia e a astronomia são a mesma coisa, mas tal pensamento é equivocado. As duas tem uma origem comum, mas são diferentes. A astrologia é uma pseudociência que afirma que a posição dos astros rege a vida das pessoas, enquanto a astronomia é uma ciência que estuda o universos por meio de teorias e observações.





Agradecimentos:

Agradeço a todos que prestigiaram meu blog e espero que gostem das atuais e futuras postagens do blog. 

Colaboradores:

Pedro Henrique Cintra, Pedro André Menezes de Moraes Amora, Gabriel Galheigo Rabello Sommer e Jonh Esdras.

Autor do artigo:

Gustavo Sobreira Barroso.


 Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário