segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Castor, um grande sistema estelar sêxtuplo.

 Introdução:

Castor Aa é a segunda estrela mais brilhante da constelação de Gêmeos, sendo estrela Alfa da sua constelação na Designação Bayer. 
Na mitologia grega, Castor e Póllux (Beta Geminorum) eram os nomes de dois irmãos, filhos de Leda; Tíndaro e Zeus, sendo Zeus pai de Póllux e Climnestra e Tíndaro pai de Castor e Helena. Irmãos de Europa e Climnestra, participaram da expedição de Jasão e dos Argonautas em busca do velo de ouro.
Uma peculiaridade muito interessante deste sistema é que ele possui três companheiras físicas lhe orbitando, sendo que todas elas são sistemas binários espectroscópicos.
Visível na eclíptica nos dias 20 de junho a 20 de julho, tendo uma duração de 31 dias dentro da eclíptica.

                          Resultado de imagem para castor star                                                                  fonte: https://astrobob.areavoices.com/2012/02/05/meet-castor-a-remarkable-double-double-double-star/
Castor e sua companheira brilhante, Castor B. Castor C não é visível na imagem por estar mais distante de suas companheiras.

Paralaxe:

Atualmente, pesquisas recentes um valor de 0,06412 segundos de arco, o que é equivalente a 15,6 parsecs ou 50,87 anos-luz. Atualmente, pesquisas recentes apresentaram uma nova paralaxe de 0,06319 segundos de arco, o que é equivalente 15,82 parsecs ou 51,62 anos-luz.

Castor A:

A estrela tem 2,57 massas solares, uma classe espectral de A2V, uma temperatura efetiva de 10 286 K e esta possui uma companheira espectroscópica, Castor Ab.
Possui um raio de 2,0 vezes o do Sol.
A estrela possui uma magnitude de 1,6.

Castor Ab:

Esta estrela possui massa de 0,53 massas solares, uma classe espectral M0V. A estrela apresenta um raio de 0,6 vezes o raio do Sol.  Esta é uma estrela vermelha com temperatura menor em relação a sua companheira.

Órbita entre Castor Aa e Ab:

Castor Aa orbita Castor Aa em um período de 9,2128 dias e em uma separação aproximada de 0,125 UA. A excentricidade da orbital é de 0,499 e a órbita apresenta uma inclinação de 25,6 graus.

                                      Resultado de imagem para Castor star
fonte:http://www.astronomytrek.com/star-facts-castor/

Castor Ba:

Esta é uma estrela azul-branca de classe espectral Am que possui temperatura efetiva de 8 842 K, com magnitude de 2,9 e uma massa equivalente a 2,13 massas solares.
Castor Ba possui um raio de 1,7 vezes o do Sol.
Esta estrela é maior, mais massiva e mais quente que o Sol.

Órbita entre Castor A e Castor B:

Castor Aa e Ba orbitam um ao outro em um período de 459,8 anos e ambos estão separados por uma média de 105 UA.
A excentricidade da órbita é equivalente a 0,337 e a inclinação da órbita para com a linha de visão Terra é igual 114,7 graus.


Castor Bb e sua órbita com Castor Ba:

Esta é uma estrela anã laranja que possui massa menor que uma massa solar e orbita Castor Ba a cada 2,93 dias e em uma separação média de 0,0562 UA. A órbita é pouco excêntrica, possuindo uma excentricidade de 0,002, sendo assim uma órbita circular.
Possui uma classe espectral M1V. Possui uma massa precisa de 0,49 vezes a do Sol. Esta estrela possui uma temperatura bem menor que a do Sol.
Apresenta também um raio equivalente a 0,54 raios solares.

Castor Ca:

Esta estrela possui magnitude de 9,1. É uma estrela laranja com classe espectral DM1e, possui temperatura efetiva de aproximadamente 3820 K, igual a Castor Cb. Orbita o par Castor AB num período de 14 000 anos e em uma separação de mais de 1100 UA em relação ao par Castor AB. Esta possui massa de 0,5992 massas solares.
Possui luminosidade de 0,0733 vezes o do Sol.
Esta estrela é separada por 72 segundos de arco do par Castor AB.

Castor Cb

É uma estrela laranja com classe espectral dM1e, possui temperatura efetiva de 3842 K, possui 0,5971 massas solares e orbita Castor Ca a cada 0,814 dias e em uma distância de 0,018 UA. A órbita entre Castor Ca e Cb possui excentricidade zero, o que torna a órbita entre as duas estrelas totalmente circular. Possui luminosidade de 0,0733 vezes o do Sol.
Possui um raio de 0,6191 vezes do Sol e uma temperatura efetiva de 3820 K.


 Referências:

Agradecimentos:

Agradeço muito por prestigiarem o blog, espero que gostem das atuais e futuras postagens do blog.

Colaboradores:

Gabriel Galheigo Rabello Sommer, Pedro André Menezes de Moraes Amora e Pedro Henrique Cintra.

Autor:

Gustavo Sobreira Barroso.

2 comentários:

  1. Ola amigo estudo o universo pergunta sistema sestuplo de castor quantos planetas existe lá prox 6 sois dentro de castor poderia me da um ,mapa sistema de castor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, desculpa a demora para lhe responder. Não tenho um mapa com sistema, mas sei que até agora não descobriram planetas neste sistema.

      Excluir