quarta-feira, 31 de outubro de 2018

U Geminorum

Introdução:

U Geminorum é um sistema binário composto por uma anã branca que realiza uma órbita próxima de  uma gigante vermelha e se encontra na constelação zodiacal de Gêmeos. O sistema aumenta seu brilho consideravelmente sofre fortes explosões. Ele é um arquétipo de uma classe de variáveis cataclísmicas anãs novas, também conhecidas como variáveis U Geminorum.
Além de ser variável cataclísmica, U Geminorum é um sistema variável eclipsante.
O sistema pode está localizado a 93,4 parsecs ou aproximadamente 304,5 anos-luz da terra, mas outras estimativas variaram de 52 parsecs (170 anos-luz) e 112 parsecs (ou 370 anos-luz).
Devido a grande proximidade entre as duas estrelas do sistema e o fato de uma das estrelas ter se expandido e preenchido o seu Lóbulo de Roche, as suas estrelas realizam transferência de massa.

Sobre as variáveis U Geminorum e suas explosões:

Estrelas U Geminorum são sistemas binários com períodos orbitais menores que um dia, compostos por uma estrela gigante vermelha, e uma anã branca circundada por um disco de acreção formado por material da estrela vermelha, decorrente da transferência de massa entre as duas estrelas. Ela acontece porque a gigante vermelha preencheu seu lóbulo de Roche e está depositando sua massa no poço gravitacional da anã branca, que, por sua vez, forma um disco de acreção ao seu redor.
A teoria mais aceita pela comunidade astronômica afirma que parte do material do disco cai na anã branca e explode, o que provoca um aumento de brilho no sistema. Isso ocorre por causa da própria instabilidade do disco.

                         Imagem relacionada
Fonte:http://astronomy.swin.edu.au/cosmos/U/U+Geminorum+Stars
Imagem conceitual de U Geminorum.

Descoberta:

U Geminorum foi descoberta em 1855  por John Russel Hind, mas ele acreditava que o sistema era apenas uma classe comum de nova, por conta que o brilho do sistema caía para uma magnitude abaixo do limite de detecção de seu telescópio. 
A natureza do sistema foi revelada três meses depois quando foi observada e estudada novamente por Pogson.
Desde então, o sistema foi observada por astrônomos amadores e profissionais de todo o mundo, apesar de sua localização no Zodíaco atrapalhar as observações de algumas de suas explosões. Isso decorre devido à lacuna sazonal.

                                                     Resultado de imagem para John Russell Hind
Fonte:https://en.wikipedia.org/wiki/John_Russell_Hind
Foto do astrônomo inglês John Russell Hind, descobridor de U Geminorum.

Órbita:

U Geminorum tem um período orbital curto de 0,1769061911 dias ( aproximadamente 4 horas e 11 minutos). A órbita do sistema já o caracteriza como estrela variável eclipsante porque as estrelas deste último eclipsam uma a outra durante suas revoluções. As duas estrelas do sistema se orbitam a uma distância igual a 1,55 raios solares. A sua órbita possui uma excentricidade de 0,027 e uma inclinação de 69,7 graus.
A magnitude aparente do sistema varia entre 15,1 e 14,0. Durante as explosões do sistema, o brilho dele aumenta cem vezes e consequentemente, a magnitude sob para acima da nona magnitude.
Apesar do intervalo médio entre duas explosões ser de 102 dias, ele é altamente irregular, variando entre 62 e 257 dias.

Sobre a anã vermelha:

Muitos dados desta estrela não são conhecidos, mas sabe-se que a anã vermelha possui uma massa de 0,42 massas solares e um raio igual 0,43 vezes o do Sol. Realiza transferência de massa com a anã branca porque expandiu e preencheu o seu Lóbulo de Roche.

Sobre a anã branca:

Possui uma massa igual a 1,42 vezes a massa do Sol, uma temperatura superficial a 29 200 K e um raio igual a 0,08 vezes o raio do nosso astro rei. A anã branca apresenta um disco de acreção composto por material da anã vermelha, decorrente da transferência de massa entre a anã vermelha e ela.
Como já explicado, a teoria mais aceita sobre o aumento de brilho do sistema afirma que o brilho da anã branca aumenta porque parte do material de seu disco cai sobre ela e explode.

Agradecimentos:

Agradeço a todos que prestigiaram meu blog e espero que gostem das atuais e futuras postagens do blog. 

Colaboradores:

Pedro Henrique Cintra, Pedro André Menezes de Moraes Amora, Gabriel Galheigo Rabello Sommer e Jonh Esdras.

Autor do artigo:

Gustavo Sobreira Barroso.



Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário