terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Delta Librae

Introdução:

Delta Librae é uma estrela variável eclipsante do tipo Algol que pertence a constelação de Libra. Ela também conhecida como "Algol do Sul". A mesma também é referida como "Zubenhakrabi" ou " Garra do escorpião" porque ela outrora pertenceu a constelação de Escorpião.
A magnitude aparente do sistema o torna visível a olho nu e ela varia de 4, 91 para 5, 09.
A estrela secundária está preenchendo o seu Lóbulo de Roche e existem evidências de que houve transferência de massa no passado. Entre estas, é possível mencionar o fato da estrela secundária ser mais evoluída que a primária.
Além disso, estudos sugerem que possa existir uma terceira estrela orbitando as duas estrelas eclipsantes anteriormente mencionadas.

          Resultado de imagem para Delta librae
Imagem da constelação de Libra.
Fonte:http://astronomia-para-amadores.blogspot.com/2012/08/libra-balanca.html

Paralaxe:

 A paralaxe feita em 2007 pelo satélite Hipparcos para Delta Librae  indica uma paralaxe de 0, 01111 segundos. Ou seja, o sistema se encontra a uma distância de 293 anos - luz da terra ( apesar de outras cálculos medirem uma distância de 323 anos -luz).

Detalhes físicos da estrela primária (Delta Librae A):

A estrela primária apresenta uma temperatura efetiva de 9800 K, uma massa equivalente a 4,7 massas solares e um raio igual a 4,05 raios solares. Por fim, esta estrela apresenta uma semi - amplitude de 81,8 km/s e uma classe espectral B9.5 V.

Detalhes físicos da estrela secundária (Delta Librae B):

A estrela secundária apresenta uma temperatura efetiva de 5120 K, uma massa equivalente a 1,8 massas solares e um raio igual a 4, 24 raios solares. Por fim, esta estrela apresenta uma semi - amplitude de 213,8 km/s.

Órbita do sistema:

A órbita entre Delta Librae A e B apresenta um período orbital de 2, 327 dias e realiza uma órbita circular. 
O raio da órbita entre as duas estrelas é igual 13,8 vezes o raio do sol e a órbita apresenta uma inclinação de 80,7 graus em relação ao plano do céu.
Como mencionado anteriormente, estudos sugerem que uma terceira estrela, parecida com o sol, pode orbitar o par Delta Librae A e B a cada 2, 91 anos em uma órbita com excentricidade igual a 0,28. Esta terceira estrela orbitaria o par Delta Librae A e B a uma distância de 4 UA.


Agradecimentos:

Agradeço a todos que prestigiaram meu blog e espero que gostem das atuais e futuras postagens do blog. 

Colaboradores:

Pedro Henrique Cintra, Pedro André Menezes de Moraes Amora, Gabriel Galheigo Rabello Sommer e Jonh Esdras.

Autor do artigo:

Gustavo Sobreira Barroso.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário