sábado, 1 de outubro de 2016

Dois meteoros passaram na Terra em setembro.

Introdução:

Primeiramente, antes de entrarmos em detalhes da descobertas, iremos explicar o que são meteoros.
Meteoros são asteroides rochosos ou metálicos, ou ambas as coisas, que quando estão entrando em seu periélio eles se aproximam da Terra e são atraídos pela gravidade desta. Após os meteoros serem atraídos pela gravidade da Terra, eles entram em atrito com a atmosfera terrestre e por isso, eles perdem parte de sua massa e eles se tornam incandescentes por um curto período. Esses meteoros podem ter um período orbital regular ou não, isso depende do caso de eles se desintegrem ao entrar em atrito com a Terra ou não. Os asteroides se localizam entre as órbitas de Marte e Júpiter, no cinturão de asteroides.

Observação dos meteoros:

No dia 16 de setembro de 2016, eu estava observando as estrelas da cabeça do escorpião e as estrelas Tau e Úpsilon librae, até que um meteoro com uma grande cauda apareceu e se apagou rapidamente naquela região. O meteoro sumiu rapidamente porque ele logo foi desintegrado ao entrar em atrito com a atmosfera terrestre.
Eu denominei esse meteoro de G-1 ou Gustavo-1, pois a primeira letra do meu nome é g e também porque Gustavo é o meu nome, oque é obviamente uma homenagem a mim.
Enquanto no dia 28 de setembro de 2016, eu estava observando a estrelas variáveis cefeidas X e Y Sagittarii, até que um meteoro com uma cauda de médio porte passou rapidamente por toda a constelação de Sagitário e logo desapareceu ao ser desintegrado pelo atrito da atmosfera terrestre. Esse meteoro denominei de  G-2 ou Gustavo-2.
Infelizmente, não consegui obter imagens dos meteoros, pois estava sem equipamento fotográfico no momento em que os meteoros apareceram.



                                                                                                                                                                                     Resultado de imagem para meteoros 2016                                                Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=7FyH-3WZzdQ                                                                                       Exemplo de meteoro passando na Terra, esse meteoro é um dos meteoros da chuva de meteoros Lirídeos. Essa imagem foi fotografada em um céu escuro, lá no Arizona (EUA).

Agradecimentos:

Espero que gostem das atuais e das futuras postagens do blog, agradeço muito por prestigiarem o blog.

Colaboradores:

Pedro André Menezes de Moraes Amora e Gabriel Galheigo Rabello Sommer.

Autor:

Gustavo Sobreira Barroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário